01 abril 2011

Painel geral dos blogs 2-2010





Depois de uma longa espera, finalmete divulga-se o quadro geral dos melhores blogs do semestre anterior e do prêmio Top-post (ver aqui). A avaliação contou com a seleta equipe de avaliadores formada por:
  • Profa. Dra. Sonia Maria Troitiño Rodriguez (Lattes aqui) , responsável pela disciplina de diplomática em nosso curso irmão da Unesp de Marília;
  • Estevão Cubas (aluno de bio-química) "especialista" em blogs como instrumento de aprendizagem, com experiência "do outro lado do balção";
  • Caroline Santos, jornalista "multimedia" e bloggeira, que procura na criatividade e no humor traçar o próprio caminho e buscar referências (twitter: @carolapple);
  • Andréa Carla Udi (aluna de Ciência da Informação e "especialista" em pedagogia);
  • Votação dos alunos em classe, com cédula anônima;
  • André Porto Ancona Lopez, responsável por essa disiciplina e por esse blog;
Buscou-se entender a produção discente sob diferentes prismas interdisciplinares, no entanto; o resultado final, quanto ao mérito acadêmico, foi definido em função da adequação aos obejtivos da disciplina (em última análise julgados por mim) e aos princípios da Arquivologia e da Tipologia documental (analisados pela Profa. Sônia e por mim). Dentro dos preceitos da liberdade de cátedra; os parâmetros finais da avaliação quanto ao mérito couberam a mim, independentemente de um trabalho ser bem ou mal analisado pelos demais membros avaliadores.

Resulados dos analisadores:

Sônia Troitiño:

Estevão Cubas:
  • Atratividade: Arquivo Sustentável;
  • Usabilidade: Diplomática do prazer;
  • Clareza: CAARQ;
  • Precisão: CAARQ;
  • Completude: Cine Arq;
  • Comentários: A pesquisa até a exaustão dos temas no Google é uma ideia importante e que também é trabalhada pelos blogs de bioquímica. Lá, embora não haja um número definido de postagens obrigatórias, cada blog conta com um tutor que faz o controle de qualidade e quantidade dos arquivos. O maior defeito desse método de controle por monitores é não ser padronizado, na minha opinião. Por exemplo, uma opção seria a obrigatoriedade de toda semana o grupo tivesse que mandar um post a ser avaliado pelo tutor, antes de ser postado no blog. Como o que movimenta o mundo é o dinheiro (ou, em sua versão acadêmica, pontos e notas), essa assiduidade pode ser incentivada configurando uma parte fixa da avaliação final dos blogs. Pesquisou as 3 fontes ou mandou post toda semana, ganha 1 ponto. Mandou ás vezes, ganha meio. Mandou quase nunca, não ganha. (...) com os blogs do prof. Marcelo Hermes, um tipo de problema que ocasionalmente surge é a questão do plágio, e a questão das fontes é bem importante. Ainda há a questão das atividades de monitoria. Na parte de bioquímica, os tutores dos blogs do primeiro semestre são alunos do 2º e 3º que fazem uma matéria de aprofundamento, Tópicos em Bioquímica. Não sei se há alguma matéria de aprofundamento parecida para vocês, mas a experiência com Biobio tem dado certo. A parte de divisão das aulas em partes teórica clássica e método ativo de aprendizagem é um tópico que constantemente surge no módulo do Marcelo de Bioquímica Básica. Todo semestre, no final de cada prova, os alunos são perguntados como gostariam mais da divisão de tempo entre os métodos. Assim como os alunos do senhor comentaram, é muito importante, para os ex-alunos de bioquímica, uma parte significativa do tempo das aulas ser dedicada ao método clássico de aulas expositivas. Na minha época de aluno de Biobio a minha opinião era exatamente a mesma. Aulas expositivas são muito importantes para dar uma boa base em relação ao assunto, e certos conceitos não devem ser deixados para o aluno construir sozinho. Não tenho de cabeça quanto era a divisão preferida, mas para a bioquímica básica a divisão ficava em torno de 50% aulas clássicas 50% método ativo (que no caso também era diferente, com divisão de grupos para fazer provas antigas).

Caroline Santos:
  • Atratividade - Memórias Póstumas - o layout está bem criativo;
  • Usabilidade - Arquivo Sustentável;
  • Clareza - Cemitério. Esclarece muito bem o assunto abordado, mesmo sendo um assunto que as pessoas não querem saber muito;
  • Precisão - Futebol na gaveta. Posts pequenos, mas com imagens e vídeos;
  • Completude - Arquivo sustentável;
  • Top post:
  • Comentários: Minha análise foi feita com base no uso de cores, elementos e ferramentas. Posts pequenos ganham pontos, lembrando que fisiologicamente nossa visão se cansa rápido da leitura no computador, então não importa o quão interessante seja, a probabilidade do leitor perder o interesse é grande. Blogs devem ser pensados com produtos de uma grande vitrine (a internet) com tantas opções é melhor cuidar muito bem do layout. O assunto sendo bom e o blogueiro ganhando leitores a parte de ferramentas pode ser melhorada até mesmo com a própria opinião deles. Hiperlinks diretos devem ser valorizados sempre, inclusive fácil acesso a Home. Com base nisso fiz minhas escolhas. Quanto ao post: Pequeno e interessante serão mais lidos que grandes e super interessantes. É um desafio!

Andréa Carla:
  • Minha indicação para votar no melhor é: Diplomática do prazer;
  • Visualização: muito interessante. O uso de bastante fotos adequadas ao tema colabora com a proposta (atenção: pede uma revisão da tipologia: corpo pequeno, letra com serifa = difícil leitura). Mesmo assim não foram colocadas de qualquer maneira, o que permitiu um bom equilíbrio na composição;
  • Conteúdo: tema é interessante (sexo é o principal assunto explorado na web) e que certamente atrai muita atenção dos “blogueiros”. O glossário está funcionando (alguns dos analisados estavam com problemas de navegação, outros simplesmente não tinham conteúdo neste tópico, apesar de disponibilizarem no menu). As Fontes de Informação aparentemente atendem ao propósito da disciplina e a ergonomia está ótima (boa usabilidade)!
  • Top-post:
  • 1/2010: http://amigosdadiplomatica.blogspot.com/2010/06/resumao-ii.html (Gostei da temática do Queer Beings. Contudo, estetica e funcionamente falando, O Liga Vai pareceu-me o melhor)
  • 2/2009: http://maisdoquemerosdetalhes.blogspot.com/2009/09/punicoes-para-falsificacao-de.html (apresenta mais possibilidade de interação - fotos e textos melhor disponibilizados, o que torna-o mais atraente);

Alunos:
  • Atratividade: Diplomática do prazer 19, Aurquivo 9, nenhum dos outros tem mais do que 3 votos.
  • Usabilidade: Aurquivo 7, Olha o passarinho 6, nenhum dos outros tem mais do que 3 votos.
  • Clareza: Diplomática do prazer e Aurquivo 6 cada, nenhum dos outros tem mais do que 4 votos.
  • Precisão: Aurquivo 6, Arquivo Sustentáve e ArqComicsl 5 cada, nenhum dos outros tem mais do que 3 votos.
  • Completude: Diplomática do prazer 8, Olha o passarinho 7, nenhum dos outros tem mais do que 3 votos.
  • Resultado geral: 1º Diplomática do prazer, 2º Aurquivo, 3º Olha o passarinho.

Prof. André:

RESULTADOS FINAIS:

Um comentário:

  1. Pessoal,

    Quem assistiu a última aula e ainda tem dúvidas sobre os blogs, este post pode ajudar a esclarecer pontos obscuros.
    Nada é escrito por acaso. Quem for muito atento, sabe o que escrevo, rsss...

    Abraços,

    Roselene

    ResponderExcluir

clique para comentar