27 dezembro 2010

Atividade desafio...


Levando em consideração que a figura acima, publicada na Revista Veja do mês de dezembro do ano de 2010, é o anúncio de um modelo ‘Azera’ da marca Hyundai e que um leitor, interessando na proposta, tenha recortado o anúncio, responda:
- Quem é o produtor do documento? Quem é o titular do documento?
- Qual a forma do documento?
- Qual a função que o documento exerce (nos vários contextos)?
O leitor, ao chegar à loja da Hyundai, descobre que a oferta anunciada não pode mais ser cumprida. Insatisfeito, o leitor dirige-se a um cartório para autenticar a cópia do anúncio da revista e procura o Procon para fazer uma reclamação. Ao chegar ao local, o atendente solicita o preenchimento de um documento de reclamação, a cópia do anúncio e uma cópia de seus documentos pessoais, formando assim um dossiê. De acordo com os conceitos apresentados por Luciana Duranti, responda:
- A cópia autenticada é diplomaticamente e legalmente autêntica? Justifique.
- Podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, uma vez que o vendedor não pode realizar a venda do veículo alegando que o valor apresentado estava abaixo do preço tabelado? Justifique.
Alguns anos depois, um pesquisador sobre a história do marketing no Brasil se depara com o anúncio na revista Veja. Quando está quase finalizando sua tese de doutoramento baseada neste documento, um amigo seu, que é arquivista, localiza o processo de reclamação, faz algumas cópias e, tentando ajudar, as distribui para o pesquisador, para o orientador deste e para os professores que irão compor a banca avaliadora do doutoramento. Responda:
Como fica, a partir dessas cópias, a autenticidade histórica do anúncio?
Qual seria o plano de classificação original, de onde o amigo arquivista fez as cópias?

Prazo para realizar esta atividade: às 18:59 do dia 14 de janeiro de 2011.
Atividade obrigatória.


Adrielly.

3 comentários:

  1. Drica, falta especificar quando for uma atividade dos blogs e quando for individual. Eu entendi que a última é individual e essa é pro blog, to certo?

    ResponderExcluir
  2. Kaian,

    A lógica geral é a seguinte:
    1. post-motivação: individual
    2. discussão em classe
    3. post-desafio: em grupo

    ResponderExcluir
  3. Realmente, não reparei nisso. Vlw professor.

    ResponderExcluir

clique para comentar