Os resultados das avaliações da metodologia de trabalho da disciplina, por parte dos próprios alunos, nos deixam apenas uma certeza: a de que podemos continuar com os blogs como uma maneira interativa de discussão da Diplomática contemporânea. O ensino por intermédio dos blogs ganha intensidade tanto pela maneira didática de aprender brincando, quanto pela oportunidade de se debater Arquivística de uma maneira pop, conforme discutido no post anterior.
A aplicação dos questionários foi realizada nos dois últimos semestres da disciplina, apresentando um universo de 82 alunos pesquisados. Obviamente, essa aplicação se torna preponderante não só pela avaliação do método, mas também pela observação de pontos que devem ser melhorados e discutidos no decorrer da própria disciplina. Um deles é justamente o avesso à exposição que o trabalho com a Web 2.0 acaba oferecendo aos alunos. Podemos observar que a importância do compartilhamento de ideias, tão aclamado pela revolução da internet, não pode se reverter num aspecto negativo dentro do pensamento universitário. Além disso, a equipe da disciplina acredita e bate na tecla de que a universidade é um espaço aberto às discussões, e de que erro e acerto são faces da mesma moeda, fazendo parte do experimentar acadêmico. Como diriam os mais astutos, "o acerto é só um erro que se equivocou".
Dito isso, ficamos felizes em observar que a experiência foi positiva para quase 80% dos pesquisados, observando que o método pode contribuir para a aplicação prática em estágios, por exemplo, dos princípios teóricos discutidos pelo programa do curso. Não só isso, a importância de inserir uma vontade de busca de outros textos, de ir além do que é discutido em sala, traz a vantagem de alimentar um espírito de pesquisa por novos conteúdos nos graduandos.
CLIQUE PARA AMPLIAR |
Acrescentando à análise dos resultados o argumento de que se fazer um blog seja uma ferramenta de aprendizagem importante para mais de 70% dos alunos; além de aumentar o interesse pelo conteúdo da disciplina para mais de metade dos pesquisados. Podemos concluir, pela análise do resultados, que esse tipo de iniciativa é uma boa estratégia para o aprendizado dos alunos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB)..
CLIQUE PARA AMPLIAR |
À guisa de conclusão, vale ressaltar a importância dos blogs dos semestres anteriores para 65% dos alunos. Fica confirmada a observação de que vale a pena vasculhar os outros trabalhos e compartilhar ideias, já que esse é um dos objetivos da Web 2.0. Bem como reforça a imagem de que a construção do conhecimento se faz "subindo nas costas de gigantes", ou até mesmo anões. A qualidade do conteúdo dos blogs também ganha destaque, tanto que ex-alunos e estudantes da pós-graduação voltam para contribuir na conduta da disciplina. Ou seja, podemos dizer que a receita pelo sucesso temporário da experiência está na união de várias pessoas dispostas a somar, assim como na disposição de todos em discutir. Vamos em frente que quem sabe faz a hora!
CLIQUE PARA AMPLIAR |
Postado por Rodrigo Fortes de Ávila
Muito bom Rodrigo!
ResponderExcluirGo on, Go on!
ResponderExcluir