29 junho 2010

O clássico na Diplomática (solução)



Após uma semana de avaliação da atividade sobre o clássico na diplomática, a equipe observou os trabalhos postados pelos grupos e chegou ao seguinte resultado:

(Melhor análise)

Além disso, o grupo fez um ótimo "post-resumo" sobre as diferentes formas de autenticidade, demonstrando uma boa leitura da Duranti. Confiram aqui.


O grupo apresenta uma excelente diferenciação entre as autenticidades diplomática e legal, além de responder a todas as demais questões de maneira completa. Apenas um deslize foi cometido:  a camisa do Flamengo não é autêntica diplomaticamente (apenas legalmente), mas é verídica; já que as cinco estrelas correspondem  ao penta brasileiro e uma se relaciona ao Mundial (já que o Hexa ainda não foi reconhecido pela CBF - veja aqui, no ano de 1987). Tais atributos não conferem a camisa a genuinidade. Do mesmo modo, a camisa do Corinthians não é genuína, contudo, ao contrário da do Flamengo, é inautêntica (legal e diplomaticamente) porém verídica.

A camisa diplomaticamente autêntica do Flamengo corresponderia a esta aqui:


Observem que só há uma estrela: a do mundial.

Contudo, alguns pontos que devem ser destacados para a justiça das averiguações:

 - LANCHONETE DO ROBERTO: vai um pouco além na análise diplomática da camisa do Corinthians, trazendo alguns elementos que estão presentes na camisa original, evidenciando a inautenticidade da camisa em questão (ponto positivo). Porém, o grupo analisa a autenticidade histórica por intermédio da relação entre as camisas em épocas distintas, afirmando que esse atributo não está presente por não se tratar da mesma camisa usada na época. Logo, esquece-se de analisar os fatos envolvidos nas estrelas da camisa. Além disso, dá uma embolada na análise da autenticidade legal da camisa do Flamengo, deixando o leitor em dúvida quanto ao verdadeiro posicionamento do grupo;

 - HORA DE COMUNICAR: traz uma diferenciação estranha entre os conceitos de veracidade histórica e autenticidade histórica;

 - DIPLOARTE: afirma que a camisa não tem autenticidade histórica. A verdade é que o título foi reconhecido pela FIFA, ação que confere este atributo à camisa.

Acreditamos que o mais importante foi observar que os conceitos já estão bem definidos pela maior parte dos grupos, e ficamos bem animados com o retorno que a turma vem dando na análise dos conceitos. E como o blog LIGA VAI foi o grande vencedor, os integrantes do grupo podem passar na FCI pra pegar esta camisa novinha, usada apenas uma vez pelo meu cachorro Maradona. Opa, um instante... meu celular tá tocando aqui em cima da mesa.

Postado pela equipe.
Imagem escolhida por André Lopez

Um comentário:

  1. Agradecemos pela camisa do tabajara futebol clube!! Eu acho melhor do que uma do flamengo ou do corinthians! rss ;)

    ResponderExcluir

clique para comentar