5 dias após a infeliz reportagem sobre a qualidade do curso de Arquivologia da UnB, feita para própria Secretaria de Comunicação da instituição, uma resposta da Arquivologia, foi, finalmente publicada (acesse aqui a resposta da coordenadora do curso, Profa. Dra. Cynthia Roncaglio).
O triste é o veículo oficial da UnB sendo utilizado para denegrir a imagem de um dos melhores cursos do Brasil em sua área. A SECOM realmente publicou a nota da coordenação (erroneamente chamada de "direção") mas não fez nenhum esclarecimento sobre como procedeu em relação aos fatos na nota original, bem como não explicou o motivo de buscar uma opinião sobre o curso de Arquivologia com um professor de outro departamento (da Administração) totalmente alheio às especificidades da área? Basta ver o Lattes do professor citado no último parágrafo da nota original da SECOM. O primeiro a conseguir postar aqui o link do Lattes do referido professor ganha (com frete pago) um exemplar da obra Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras (esgotada) assinada pelo autor. Quem não achar o Lattes dele e quiser a obra mesmo assim é só baixar aqui.
Este blog, como um instrumento de apoio didático à formação dos arquivistas da UnB, não se eximiu do debate e foi o único blog que saiu em defesa da qualidade do curso da UnB, dando voz à pesquisadora Flávia Oliveira. Outros veículos de redes sociais, como o blog do Sinarquivo ou a lista de Arquivologia da UFBA limitaram-se à reproduzir a nota falaciosa, sem nenhum tipo de comentário crítico.
O blog completará um ano no dia 25 próximo, e tem sido utilizado como uma importantíssima ferramenta de apoio didático à graduação, auxiliando no processo de intercâmbio didático e desmentindo a afirmação do reporter da SECOM de que o curso "passa ao largo" dos avanços tecnológicos. O projeto já foi apresentado em eventos científicos (inclusive no IV Workshop Internacional de Ciência da Informação) e provocou, por enquanto, a criação de 31 blogs de alunos sobre o tema. O blog como um instrumento didático entende que o debate acadêmico, independentemente das posições, é um elemento precioso para a formação de novos arquivistas, que sejam capazes de transcender ao atual corporativismo classista e não temer a livre troca de idéias. Por essa razão está aberto a todas as contribuições que fomentem uma discussão crítica de alto nível.
Mande sugestões de colaboração, participe, comente e divulgue em suas listas. Esse é um espaço aberto!
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