25 maio 2010

O acervo do "Beijódromo"

Não, não... Não é nada relacionado ao blog "Pode beijar a noiva". Fique tranquilo, o que está em jogo agora é o novo prédio em homenagem a Darcy Ribeiro, que será inaugurado no próximo 26 de outubro, ano em que o educador faria 88 anos. O novo espaço custará 8,5 milhões de reais, e tem como objetivo tornar-se um ponto de encontro entre os "casaizinhos" românticos da universidade. Além de representar um espaço de debates de temas contemporâneos do universo acadêmico. Sendo assim, o projeto representa o ponto de vista amplamente afetivo do educador.

O local também contará com acesso aos arquivos que registram a história deste ícone da educação. Assim, o ponto de encontro dos namorados também será um espaço de estreito relacionamento com a trajetória histórica de Darcy Ribeiro. Mas a pergunta que não cala é: quem fará o tratamento do acervo que será disponibilizado? Será que a nossa universidade tem clareza acerca do profissional que realizará o trabalho? Arquivo, biblioteca ou museu? Será que a UnB sabe ao certo quem é o responsável pelo tratamento da documentação? Depois da discussão da última aula, ficou clara a necessidade de entender como se produz um documento, como se usa e pra que se guarda. Estes elementos são essenciais para o entendimento quanto ao seu modo de tratamento e para encaixá-lo como um objeto de estudo das três áreas que representam agora o universo da nova Faculdade de Ciência da Informação. E se te chamassem pra trabalhar com o acervo, o que você diria?

Um comentário:

  1. Nesse caso, acho que só o arquivista não seria suficiente. São nesses casos que vemos a importância da interdisciplinariedade. ;)

    Agora imaginem como vai ficar o 'bijódromo' como o encontro dos 'casaizinhos', adolescentes a flor da pele... rsrs

    'Ando tão à flor da pele
    Qualquer beijo de novela
    Me faz chorar
    Ando tão à flor da pele
    Que teu olhar "flor na janela"
    Me faz morrer
    Ando tão à flor da pele
    Meu desejo se confunde
    Com a vontade de não ser
    Ando tão à flor da pele
    Que a minha pele
    Tem o fogo
    Do juízo final...'
    (Zeca Baleiro)

    ResponderExcluir

clique para comentar