24 maio 2010

Atividade: O blog da vez! (Edição Extra)

Olá, meninos!
Com o objetivo de melhorar a nossa ferramenta de ensino, vamos inverter um pouco os papéis: Vocês vão avaliar o Blog-mãe. Isso mesmo! Esse blog aquii! Essa é a hora de nós sermos avaliados. 


Os requisitos serão os mesmos utilizados anteriormente:

1 - Visitar o blog da vez;
2 - Analisá-lo quanto a qualidade do conteúdo, clareza dos assuntos tratados pela equipe, quantidade de postagens, atratividade em relação ao tema escolhido e interface do blog; e
3 - Comentar no blog da vez sobre todos esses quesitos.

As notas devem ser dadas de acordo com as menções que vocês já conhecem bem:

SS-SUPERIOR
(9,0 a 10,0)
MI-MÉDIO INFERIOR
(3,0 a 4,9)
MS-MÉDIO SUPERIOR
(7,0 a 8,9)
II-INFERIOR
(0,1 a 2,9)
MM-MÉDIO
(5,0 a 6,9)
SR-SEM RENDIMENTO
(Zero)

A atividade deve ser feita até a próxima aula de diplomática, sexta-feira, dia 28 de maio.
Enjoy it!
;)

14 comentários:

  1. Aplauso de bêbado não vale! Aplauso de bêbado não vale! rssss

    ResponderExcluir
  2. O Grupo Interligado - Hora de Comunicar agradece a oportunidade de contribuir para o crescimento do Blog Diplomática e Tipologia

    Qualidade de conteúdo:

    Nota 9,5 ( SS )

    O Blog mãe possui um conteúdo interessante e atual, sempre levando os alunos a pensarem e discutirem a diplomática no dia a dia, possibilitando um maior aprendizado. Porém, o grupo Interligado acredita que sempre é possível desenvolver mais a qualidade nas postagens.


    Clareza dos assuntos:

    Nota 10 ( SS )

    A linguagem é simples e o nível de clareza do assunto é ótimo, sendo a maioria das postagens relacionadas ao tema.


    Quantidade das postagens:

    Nota 9,2 ( SS )

    O Blog apresenta-se atualizado.

    Atratividade em relação ao tema:

    Nota 9.8 ( SS )

    As postagens contam com temas interessantes, além de possuir indicação de filmes, links importantes ( leituras de textos e curiosidades ), blogs amigos.

    Interface do Blog:

    Nota 7,5 ( MS )

    A Interface poderia ser melhor distribuída e ter mais cores, atualmente, está tudo concentrado do lado direito. O ítem dos marcadores poderim ficar melhor localizado, para a visualização ser mais direta.

    Grupo Interligado: Blog Hora de Comunicar ( Kelly, Rafaela, Gustavo, Gabriela, Rosane Karen )

    ResponderExcluir
  3. Qualidade de conteúdo: 10 (SS)

    O conteúdo é muito interessante, e, imaginamos que outros acadêmicos da área que não têm a mesma oportunidade de estudar sobre o assunto devido a escassez de professores, podem se beneficiar também.


    Clareza dos assuntos: 8 (MS)

    O Assunto é bem tratado, mas devido a diversidade de pessoas que criam posts a linguagem fica um pouco inconstante. Mas é legal isso, sempre teremos uma surpresa. As vezes muito formal e engessada, outras vezes muito descontraída.


    Quantidade das postagens: 10 (SS)

    O blog traz muitas informações em primeira mão.


    Atratividade em relação ao tema: 8 (MS)

    O tema é atrativo, mas essa atratividade quase sempre se limita ao nível acadêmico.


    Interface do Blog: 6,9 (MM) (por pouco hein...)

    É simplesinho, mas é muito eficiente.
    Contudo sugeriríamos também que ponham os marcadores mais em cima no blog e principalmente diminuir a quantidade de posts por página. HAJA BANDA LARGA!


    FUNDO DA GARAGEM: Átila Martins, Pedro Davi, Priscila Taíssa, Raimundo Nonato (Júnior).

    ResponderExcluir
  4. É bom ver o pessoal participando dessa atividade, assim podemos melhorar! Espero que até amanhã tenhamos vários pitacos sobre o blog-mãe!

    Agora uma dúvida, na verdade um questionamento, ou melhor, um pedido.

    Pedro, vc diz que o tema do blog-mãe é atrativo, mas essa atratividade quase sempre se limita ao nível acadêmico. Pois é, vc (e quem mais tiver vontade) pode sugirir postagens, que não se limitem ao nível acadêmico quando quizer. Até pq o objeivo do blog, além de promover discussões acadêmicas, é tbém ultrapassar os "muros"/limites da FCI, da UNB e alcançar o maior número de pessoas possível. Esses são os objetivos principais dos blogs como ferramenta de ensino e divulgação da Arquivologia, mais precisamente da Diplomática e Tipologia Documental.

    ResponderExcluir
  5. Pedro, vc e a Thalita tocaram num ponto legal. Devemos nos limitar ao que é discutido na disciplina, ou vamos além? A gente sempre tenta postar coisas atuais, que tocam o universo dos arquivos. Até mesmo porque quem acessa este espaço não é apenas o pessoal da turma. Isso está ligado a nota do grupo sobre a clareza dos assuntos. E como a Thalissa falou, é uma construção conjunta... de todos... a tal Web 2.0 (rs). Gostamos muitos dos apontamentos. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. O Rodrigo tocou em um ponto importante. O blog é da disciplina para dentro e para fora.

    Começamos a monitorar os acessos em 18/03/2010. De lá para cá (ontem) foram 67 dias.

    Os números principais são os seguintes:
    >>> 4.010 visitas ao blog
    >>> 9.347 páginas exibidas
    >>> 1.442 visitantes, representando 102 cidades de 14 países em 4 continentes
    >>> Brasília representa 77,8% dos acessos; o que significa que temos, pelo menos 22% de visitantes totalmente externos à disciplina.

    Muitos dos acessos de Brasília devem ser extra-turma; será que dá para dizer que 1/3 do blog está conectado fora da sala de aula? Acho que sim.

    Para um blog que começou restrito à sala de aula esses números são bastante interessantes.

    ResponderExcluir
  7. Bom, vamos lah...

    Qualidade no conteúdo: 10 (SS)

    A qualidade do assunto está muito boa! E sempre bem atualizado, e com muitas novidades. Além de instigar nosso pensar crítico, seja no âmbito da disciplina, como também no âmbito da sociedade.

    Clareza dos assuntos tratados: 9,5 (SS)

    A clareza dos assuntos tratados está ótima! A exemplo disso pode-se citar os desafio do fime: O segredo dos seus olhos. Que foi citada a veracidade e autenticidade, e em seguida o Prof. André postou alguns esclarecimentos sobre autenticidade e veracidade. E, embora a linguagem sofra variações também está clara!

    Quantidade de postagens: 10 (SS)

    As postagens sempre são constantes. Deixando o Blog sempre atualizado!

    Atratividade em relação ao tema escolhido: 9,6 (SS)

    Os assuntos são atrativos, pois ao meu ver, fazem um intercâmbio entre a diplomática e o nosso cotidiano. As imagens usadas, muitas com seu caráter humorístico, também atraem a atenção do leitor.

    Interface do Blog: 7,5 (MS)

    Bom, concordo com o Pedro, quanto ao número de postagens por páginas. (Realmente, haja banda larga...). Quanto ao layout, os marcadores deveriam estar estrategicamente visíveis. Acredito que deveriam usar mais cores.

    Escoteiros Diplomáticos: Arthur Litran, Kathyanne Samara, Marina Garcia, Viviane Passarela.

    ResponderExcluir
  8. Qualidade no conteúdo: 9 (SS)

    Que salto deu o blog, a qualidade dos assuntos tratados, das discussões iniciadas, das postagens. A equipe está de parabéns.

    Clareza dos assuntos tratados: 7,5 (MS)

    É um espaço para discussão, excelente, mas nem sempre em termos claros, pelas diferentes formas de escrita e dúvidas para iniciar as atividades, desafios, e proposições.


    Quantidade de postagens: 8,5 (MS)

    Considerando o número de colaboradores do blog, são poucas postagens e que dão a impressão que são feitas pelas mesmas pessoas.
    O blog é da disciplina Diplomática e Tipólogia Documental, mas a Arquivologia não está parada no tempo, podemos usar esse espaço para discutir MAIS sobre a mudança, o que queremos, como fazemos. Existem postagens, claro, de eventos e outras leituras além de Arquivologia, mas podemos aumentar isso, e não ficar amarrados somente a disciplina, certamente voltaríamos aqui depois. Podiam fazer um relatório, de postagens de atividades e outras, e medir na balança.
    Mas como quantidade não é sinônimo de qualidade, o que é postado está de acordo com a proposta e agrega valor as discussões acadêmicas.

    Atratividade em relação ao tema: 7 (MS)

    O tema só é atrativo a quem é da área e mesmo assim, tentamos por vezes fazer amigos de outros áreas do conhecimento ler, comentar no blog mãe, mas as discussões não despertaram interesse. Constataríamos que a atratividade é boa, se alunos de semestres que anteriores continuassem vindo aqui com freqüência, pessoas além da nossa sala, mas não acontece, e aí?

    Interface do Blog: 5 (MI)

    Já tentou procurar alguma coisa no blog-mãe? Nós já, e a dificuldade é tremenda.

    Do jeito que está, nos parece que o que passou, passou, o layout dificulta a busca de postagens.

    Pela quantidade de posts desde a criação do blog, já está na hora de criar uma coluna a mais, marcadores, e definir níveis de prioridades, o que é mais importante para ocupar o topo da coluna etc.

    Se eu não souber que esse blog é da disciplina, onde encontro isso? Simplesmente embaixo de tudo, é a última coisa do blog, não teria paciência de descer tuuuudo para descobrir o que é e sobre o que fala.

    As cores e layout não saíram do arroz com feijão, já existe muitas formas de personalizar um blog, para quem não sabe nenhuma ou tem dificuldades, fica a dica, googlem “draftblog” , com essa ferramenta você meche em tudo, até o tamanho de cada coluna.

    Blog Diploarte : Fabiana Ozaka, Matheus brito, Rodrigo de Barros, Thaiane Honda.

    Acesse: diploarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Qualidade no conteúdo: 10 (SS)

    O blog mãe está de parabéns, pois a qualidade dos seus conteúdos são muito boas mesmo.São assuntos interessantes e de grande relevância para os profissionais da Arquivologia.

    Clareza dos assuntos tratados: 9,5 (SS)

    A clareza dos assuntos tratados é boa.E mesmo que apareça uma duvidazinha qualquer, temos o professor Andrté, que sempre posta os devidos esclarecimentos.

    Quantidade de postagens: 10 (SS)

    O referido blog está sempre muito atualizado!

    Atratividade em relação ao tema: 7 (MS)

    É..nesse item estamos com o nosso colega Matheus, fazemos nossas as palavras dele! pois até mesmo,pasmem, os alunos dos semestres passados não mostram interesse pelas discussões do blog, quanto mais os alunos de outras áreas.

    Interface do Blog: 5 (MI)

    Ops!!não é cópia..mas nesse quesito estamos outra vez com o blog Diploart,afinal,nós também acessamos o blog mãe e sabemos que dá um trabalhoooooooo ter que ir até lá embaixo, no final do blog, procurar o assunto que queremos, dá uma canseira!!! Fica aí nossa diga...vamos modernizar mais esse item!!
    BLOG IMAGEM& AÇÃO: ÁLICA DIAS E ECIONE RIBEIRO

    ResponderExcluir
  10. Qualidade no conteúdo: 10 (SS)
    A qualidade do conteúdo do blog-mãe é muito boa.Destaca assuntos bem atuais e as atualizações são constantes.Contribuem para a formação do nosso conhecimento em diplomática e tipologia documental e nos levam a refletir sobre os temas enfatizados.

    Clareza dos assuntos: 9,5 (SS)

    A linguagem é clara, apesar de algumas vezes surgirem algumas dúvidas.Mas nada muito grave, afinal os monitores e até mesmo o professor podem esclarecê-las. A diversidade de pessoas que posta não atrapalha muito a comunicação.


    Quantidade de postagens: 10 (SS)

    O blog está sempre atualizado. Mas deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar os alunos.Um número muito grande de atividades não permite que as atividades sejam feitas adequadamente.


    Atratividade em relação ao tema: Nota 9.8 ( SS )

    O blog é bem atrativo.Possui temas interessantes,relacionados à nossa realidade, além de curiosidades e filmes.As imagens postadas também chamam muita atenção.


    Interface do Blog: 7,0 (MS)

    A localização dos posts anteriores realmente é muito difícil.O layout está bem simples e a cor é um pouco morta.Poderiam ser usadas mais cores, ou uma cor mais chamativa.

    ResponderExcluir
  11. Olá Senhores. Sou Michel Cordeiro e estou aqui representando o Grupo Arquivistas Peregrinos para avaliar o blog mãe na atividade O Blog da Vez.

    Aqui vai a nossa avaliação...

    Qualidade do Conteúdo (10 - SS):
    A qualidade é evidente. Além do conteúdo da disciplina, sempre abordado de uma forma assimilável, sempre tem algo interessante e atual da nossa área do conhecimento para ser discutido.

    Clareza dos Assuntos (9,5 - SS):
    As postagens são suficientemente claras. Apesar de serem várias pessoas postando, causando uma diferença notável da escrita entre uma postagem e outra, não achamos que isso venha a comprometer a clareza dos assuntos, pelo contrário, isso atribui um ar mais vivo ao blog.

    Quantidade de Postagens: (Nota 10 - SS)
    O blog sempre está atualizado, a frequência de postagens tornam as visitas ao blog também mais frequentes.

    Atratividade em Relação ao Tema Escolhido (9,5 - SS):
    A administração do blog usa constantemente recursos para aproximar a disciplina com o cotidiano, o que é uma excelente forma de deixar o conteúdo mais atrativo. E Como foi dito por um dos colegas acima, as imagens selecionadas são muito convidativas à leitura.

    Interface do Blog (6,0 - MM):
    Como foi apontado por alguns colegas, procurar postagens antigas não é tão fácil. O uso de marcadores, por exemplo, poderia ser melhor utilizado. Nota-se que o blog optou ficar “com o basicão”, deixando a sua exibição limpa para tornar a navegação rápida. Para nós alunos, esse “Basicão” é o que realmente importa, mas essa interface muito básica pode espantar possíveis navegantes que viriam a se tornar visitantes freqüentes (afinal a humanidade é atraída pelo que é bonito, não tem jeito).

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, em nome do grupo 'Liga, vai', gostaria de parabenizar o blog da vez pela atividade proposta. Além de ser essencial para o crescimento do grupo; a atividade tem como principal objetivo a melhoria dessa importante ferramenta de interação e comunicação.

    Com relação à análise do 'Blog da vez', gostaríamos de comentar os seguintes aspectos:

    - Qualidade de conteúdos: os conteúdos são apresentados, quase sempre, em espaços para discussões e análises acadêmicas sobre a Diplomática no cotidiano; o que facilita o aprendizado do estudante. Temos, ainda, conteúdos para divulgação de eventos da Arquivologia. (Nota: 9 - SS)

    - Clareza dos assuntos: acreditamos que os assuntos poderiam ser escritos em uma linguagem mais padronizada, o que facilitaria a leitura e deixaria o blog mais organizado(visualmente falando). (Nota: 9,3 - SS)

    - Quantidade de postagens: qual deve ser o parâmetro utilizado para julgar se a quantidade de postagens está boa, regular ou ruim? Devemos considerar o número de colaboradores do grupo? Devemos considerar a facilidade ou a dificuldade do tema e a abrangência da proposta do grupo? Enfim, para nós, quantidade não é sinônimo de qualidade. Então, o número de postagens está ok. (Nota: 9,5 - SS)

    - Atratividade em relação ao tema: apesar de existir certa limitação para temas acadêmicos, existe um intercâmbio entre a disciplina e a sociedade, feito a partir de desafios em grupo, de indicação de filmes, de textos e de eventos. Os temas são, quase sempre, apresentados com imagens divertidas (ponto muito positivo). Acreditamos que seria interessante abrir espaços (em menor frequência, claro) para discussões (fora da disciplina) com temas atuais e divertidos; com certeza não iria existir falta de interesse para comentar no blog de vocês. (Nota: 9 - SS)

    - Interface do blog: o grupo acredita que seria interessante optar por mais cores e pela diminuição da quantidade de post por páginas. A parte da proposta do blog deveria ser melhor localizada, para facilitar o entendimento do que é e sobre o que trata o blog. Seria interessante, também, criar marcadores específicos com discussões sobre o que é a Diplomática e a Tipologia Documental, afinal, os acessos (extra sala de aula) estão crescendo. (Nota: 7,5 - MS)


    :)

    ResponderExcluir
  13. * Qualidade do conteúdo e clareza dos assuntos tratados pela equipe:

    - Segundo o grupo o blog não cumpre a função para qual foi criado. Apesar de ser um sistema de comunicação eficiente entre o professor/monitores/tutores com a turma e de divulgação de notícias pertinentes à temática da página, o blog se limita a isso, fazendo abordagens muito superficiais apesar de claras objetivas, não funcionando como um meio de produção acadêmica continuada, já que apenas fomenta discussões, não as enriquecendo a concretização das idéias

    Avaliação: Como meio de comunicação – SS
    Como fruto de produção acadêmica – MI

    * Quantidade de postagens:

    - Acreditamos que a quantidade é excessiva e de modo aleatório.
    Como sugestão, o blog mãe deveria adotar uma periodicidade e padronização das postagens. Havendo essa escala os alunos estariam mais preparados ao abrir o blog e se depararem com o conteúdo postado.

    Avaliação: MS

    * Atratividade em relação ao tema escolhido

    - O tema escolhido, fora do contexto da disciplina, é vago. Se o blog se propunha a estabelecer uma relação matéria/alunos/público externo, a nosso ver ele não alcança esse objetivo. Uma vez que, como falamos anteriormente, as abordagens são muito superficiais, o que não contextualiza o leitor externo e nem aproxima público principal (os alunos) deles.

    Avaliação: MM

    * Interface do blog:

    - O layout é um template básico do sistema, portanto torna-se primário e sem atratividade. É fácil se localizar, no entanto as cores não são agradáveis ao olho e depois de um tempo se torna exaustivo.
    Outro ponto: nós não compreendemos o link entre os textos e as imagens. As ilustrações são randômicas, por vezes gratuitas e não resumem o post.

    Avaliação: MI

    Desculpem-nos se não fomos lisonjeiros, essa é apenas a nossa visão.

    Beij@s.

    ResponderExcluir

clique para comentar