20 outubro 2009

Tarefinhas

Bom dia galera,


este post vai só pra relembrá-los das tarefas que devem ser realizadas nas próximas duas semanas por vocês:


1 - 23/10: se liguem na programação da semana do arquivista. A aula será condizente com a agenda do evento (com presença... sempre tem alguém que faz essa pergunta básica). Além disso, vocês devem postar nos blogs as seguintes tarefas:

a)
documentos que serão analisados no trabalho final;
b)
contexto dos documentos que serão trabalhados;
c)
análise de um documento do quite MCeByte, de acordo com a proposta de Madrid;

2 - 30/10: Postar as análises dos demais documentos do quite MCeByte, de acordo com a proposta de Madrid, juntamente com:

a) formulário para análise;
b) manual explicativo para preenchimento do formulário.

Relembrados? Qualquer dúvida estamos aí.

Estamos no aguardo.
Até sexta.

7 comentários:

  1. Olá!;)
    Há um número mínimo de documentos a serem análisados no trabalho final?

    ResponderExcluir
  2. Carolina,
    não tem número mínimo nem máximo. É livre. O número deve ser correspondente às peculiares do conjunto que vcs estão analisando. E, obviamente, a qualidade do conjunto documental vai ser avaliada no trabalho final. Quanto mais documentos estiverem amarrados ao contexto, maior a qualidade da análise diplomática e tipológica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma dúvida.
    Quando você fala em contexto está querendo dizer que todos documentos devem estar inter- relacionados? (ex: Um blog do semestre passado trabalhou com um assassinato e os documentos que fizeram parte da história relacionavam-se). O grupo que faço parte escolheu fazer sobre documentos sobrenaturais. Temos que relacionar os documentos também? está meio difícil por conta do tema.Nós podemos compor histórias diferentes? Encontramos cartas premonitórias de acidentes, cartas que relatam acontecimentos sobrenaturais, cartas psicografadas,mensagem premonitória no orkut...

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida:
    Quando você fala em contexto está querendo dizer que todos documentos devem estar inter-relacionados? (ex: um grupo do semetre passado trabalhou em cima de um assassinato e os documentos que foram gerados em decorrência do mesmo). O grupo que faço parte escolheu trabalhar com documentos sobrenaturais, mas estamos tendo dificuldade de encontrar uma história que compreenda o inte- relacionamento de vários documentos. Encontramos cartas psicografadas, cartas premonitórias de acidentes, mensagem pemonitória no orkut, dentre outros, mas fazem parte de histórias distintas. Podemos trabalhar assim?

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida:
    Quando você fala em contexto está querendo dizer que todos documentos devem estar inter-relacionados? (ex: um grupo do semetre passado trabalhou em cima de um assassinato e os documentos que foram gerados em decorrencia do mesmo). O grupo que faço parte escolheu trabalhar com documentos sobrenaturais, mas estamos tendo dificuldade de encontrar uma história que compreenda o inte- relacionamento de vários documentos. Encontramos cartas psicografadas, cartas premonitórias de acidentes, mensagem premonitória no orkut, dentre outros, mas fazem parte de histórias distintas. Podemos trabalhar assim?

    ResponderExcluir
  6. Kezia, e porque a ligação com o contexto enriquece a análise. Semestre passado tivemos um grupo que analisou uma pena, uma foice e um vestido, que estavam dentro de três processos diferentes no STJ, o que, aparentemente não traz relação alguma:

    (http://diplomaticamoderna.blogspot.com/2009/06/proposta-de-trabalho.html)

    O interessante da sua proposta é que ela se choca com uma das características essencias de um documento de arquivo: naturalidade. rs Nenhum documento pode ser "sobrenatural". Ele tem um contexto de gênese. E se de repente vc fizesse no contexto de um médium, um paranormal ou parapsicólogo? Alguém que está recebendo esse tipo de "manifestação" no exercício de sua atividade "espiritual". Espero que possa te ajudar essa ideia. Boa sorte.

    ResponderExcluir

clique para comentar