29 outubro 2014

De volta ao fluxograma



Olá pessoas

Sobre fluxograma, já sabemos que é uma ferramenta de apoio administrativo, que representa graficamente um processo ou um fluxo de trabalho, através de diagrama, usando figuras geométricas normatizadas e setas que fazem a ligação entre essas figuras.

Tem o objetivo de simplificar e racionalizar o processo de trabalho, permitindo uma análise mais detalhada de cada atividade e o relacionamento entre elas, entendendo com clareza o funcionamento --tanto em uma visão micro, como macro-- da instituição, indicando falhas e promovendo agilidade no processo para resultados eficientes.

Também pode mapear o caminho percorrido por um determinado documento, por exemplo, através dos vários departamentos da organização, bem como sua destinação final.

Reconhecida a sua importância na gestão de processos, a proposta desta ATIVIDADE INDIVIDUAL é que vocês representem, esquematicamente, através de um fluxograma, um dos processos em que há participação do Arquivo que você trabalha/trabalhou. Pode ser a tramitação de um tipo documental, o processo de escolha da caixa arquivo, o tratamento de uma massa documental etc. Usem a criatividade para traçar um mapeamento dentro da Instituição. Façam uma análise crítica e proponham melhorarias para este processo.

A atividade deve ser postada até as 18:59 do dia 31/10/2014 e deve ser utilizada a ferramenta apresentada pelo Luiz na aula do dia 10/10/2014. Cada um deve postar no blog do próprio grupo, não esquecendo de indicar aqui a url do exercício.

Boa atividade!

Há um manual aqui no caso de dúvidas.


___________________
Beatriz Mirela Ferreira